Teste a um dispositivo utilizado na realidade virtual (Oculus Rift)
Usa computadores e interfaces com o utilizador para criar efeitos de mundo tridimensionais que incluem objetos interativos com uma forte sensação de presença tridimensional.
Pode ser caraterizada pro 3 ideias básicas:
- imersão (o usuário, quando imerso no ambiente virtual, pode propiciar-se a sensação de estar dentro do ambiente, que é captada através de dispositivos visuais,auditivos e físicos.);
- interação (associada à capacidade do computador detetar entradas do utilizador e modificar em tempo real o mundo virtual e as ações sobre ele.);
- envolvimento (grau de estimulação que uma pessoa sofre em determinada atividade).
Para um sistema de realidade virtual ser devidamente implementado, são requeridos vários equipamentos (gadgets) bastante avançados, capazes de renderizar gráficos 3D interativos em tempo real, implicando assim o uso de computadores com bastante capacidade de processamento. Dispositivos como o Kinect da Xbox 360, o Move da PS3 e o comando Wii da Nintendo são agora quase sempre utilizados.
Alguns destes equipamentos são, por exemplo:
Para um sistema de realidade virtual ser devidamente implementado, são requeridos vários equipamentos (gadgets) bastante avançados, capazes de renderizar gráficos 3D interativos em tempo real, implicando assim o uso de computadores com bastante capacidade de processamento. Dispositivos como o Kinect da Xbox 360, o Move da PS3 e o comando Wii da Nintendo são agora quase sempre utilizados.
Alguns destes equipamentos são, por exemplo:
- Luva de dados (datagloves): Utilizada para controlo e manipulação do ambiente virtual. Consiste numa luva eletrónica que capta os vários movimentos das mãos e dedos.
- Spacemouse: tem como função o controlo e manipulação do ambiente virtual. Trata-se de um dispositivo que permite um alto controlo do movimento, o que aumenta a produtividade dos utilizadores em aplicações de software 3D.
- Ring Mouse: Usado para controlo e manipulação do ambiente virtual. Um ring mouse é, no fundo, um rato 3D sem fios, sendo a sua posição detetada através de sensores ultra-sónicos no espaço.
- HMD (Head-Mounted Display): Utilizado para visualização do ambiente virtual. O HMD consiste no dispositivo de visualização mais utilizado na realidade virtual. Consiste num capacete de visualização.
- Auscultadores (Headphones): Audição do ambiente virtual. Permite ouvir sons gerados a partir do computador. É o dispositivo de audição mais utilizado na realidade virtual.
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