quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Compressão de dados


A compressão de dados é o ato de reduzir o espaço ocupado por dados num determinado dispositivo. É realizada através de diversos algoritmos de compressão, reduzindo a quantidade de Bytes para representar um dado, sendo esse dado uma imagem, um texto, ou qualquer outro tipo de ficheiro.

Compressão com perdas e sem perdas:

  • Diz-se que um método de compressão é sem perdas (lossless) se os dados obtidos após a compressão são idênticos aos dados originais, ou os dados que se desejou comprimir. Esses métodos são úteis para dados que são obtidos diretamente por meios digitais, como textos, programas de computador, planilhas eletrônicas, etc., onde uma pequena perda de dados acarreta o não funcionamento ou torna os dados incompreensíveis.
  • Por outro lado, algumas situações permitem que perdas de dados poucos significativos ocorram. Quando digitalizamos informações que normalmente existem de forma analógica, como fotografias, sons e filmes, podemos considerar algumas perdas que não são percebidas pelo olho ou ouvido humano. Podemos, então, comprimir os dados simplesmente por omitir tais detalhes. Assim, os dados obtidos após a compressão não são idênticos aos originais, pois "perderam" as informações irrelevantes, e dizemos então que é um método de compressão com perdas (lossy).




Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário